Comentários

Prezado Leitor,
Terminou de ler o livro?
Envie seu comentário dizendo o que achou para dicas.da.diplomata@gmail.com, informando se poderei publicá-lo abaixo.

Muito obrigada pelo seu tempo em comentar meu livro!

Claudia Assaf.

________________________________________________________________

26/3/2018 - RODRIGO ANDRADE 

Boa noite Claudia.
iniciei a leitura no inicio da semana e concluÍ ontem. Quero compartilhar com você um pouco do que senti.
Eu fiquei maravilhado com a sua experiência. Me emocionei no ônibus por diversas vezes lendo as suas indecisões, as "turbulências" pelas quais passou... Sua história é muito, muito inspiradora, e linda. Toda sua experiência na Síria e no Golfo, os 7 anos que "desistiu" do CACD. Dramas tão reais, tão humanos... Isso criou uma identificação muito grande e crescente ao longo da leitura. Neste exato momento, estou chorando por estar escrevendo pra você. Pensei no quanto a internet pode ser útil, no privilégio que tive de conhecer seu trabalho, ler sua história e poder trocar algumas palavras com você... Uma sensação muito boa. Eu só tenho a agradecer a você pela oportunidade de compartilhar a sua experiência, ter me enviado seu livro com uma linda dedicatória. Vou levá-lo comigo pra sempre.

A sua experiência me mostrou muitas possibilidades. Hoje eu trabalho como corretor de imóveis. Uma profissão digníssima, mas com a qual não tenho tanto prazer e que me toma ao menos 11 horas do dia. Sinto saudades de quando conseguia estudar algumas horas. Penso que preciso fazer isso durante algum tempo, até que esteja financeiramente abastecido para me dedicar a um projeto como o CACD. Eu me vejo, um dia, sendo diplomata. Mas parece que o projeto terá que aguardar um pouco mais.

Queria falar também dos momentos que você escreveu sobre competência e QI ("quem indica"). Sempre quis fugir desses trabalhos pelos mesmos motivos que os seu: não criar nenhuma relação "viciada" desde o início, numa certa dependência e tutela do indicador, e um outro receio era não saber se estava realmente sendo competente, na medida em que poderia estar, de alguma maneira, sendo protegido pela indicação. Essa passagem foi só mais uma dentre as várias outras com as quais me identifiquei no seu livro.

Enfim... Queria que soubesse que foi um prazer enorme ler o seu livro. Ri algumas vezes e chorei várias. Você é uma mulher maravilhosa. Tenho orgulho de tê-la também como nossa servidora.
Muito obrigadooooooo!

21/11/2017 - RAFAEL VILAS BOAS  

É com grande prazer e felicidade que lhe escrevo para dizer que acabo de terminar a leitura do Diário de Bordo com a consciência de que a diplomacia é mesmo meu lugar. Não fosse por você, estaria ainda em conflitos e dúvidas. Mas aprendo agora que a comparação se faz consigo mesmo, e as etapas vencidas, por menor sejam, fazem parte da realização. Foi um imenso prazer conhecer sua história. Obrigado por iluminar novamente meus sonhos. Fazendo votos para que esteja bem, me despeço com um abraço fraterno, de quem sonha ainda ser seu colega de profissão.

19/10/2016 - ANA MARIA ALVARIM   (aprovada no CACD 2014)

Passei no concurso de 2014  e seu livro fez toda a diferença na maneira de encarar o processo que é o CACD. Depois da leitura, passei a realizar pequenas mudanças na minha rotina, a fim de diminuir a ansiedade, principalmente durante as provas.

1/6/2016 - JOSÉ A. MARQUES

Prezada Cláudia,

Terminei a leitura de teu maravilhoso livro.  Uma verdadeira fonte de inspiração.  Através dele, me transportei para os tempos quando me encontrava com semelhantes dúvidas, com escolhas importantes para fazer.  Que rumo tomar?  Escutar o coração ou atender às demandas da lógica?  Infelizmente nunca tive a disciplina férrea e nem a tua maturidade naquela época.  Mas no fim tudo deu certo.  Compartilho contigo o otimismo de que tudo sempre acabará bem, e se não está bem, é por que não acabou ainda.

Parte do sucesso que tive e tenho na minha vida pessoal e profissional deriva de experiências vividas em momentos onde segui meu coração e me dediquei a atividades que nada pareciam contribuir para os meus objetivos maiores.  E, exatamente como você, fui surpreendido em vários momentos quando essas experiências me renderam vantagens sobre outras pessoas no desempenho das minhas funções.

Em resumo, me identifiquei muito com a tua história.  Gostei da leitura, do abundante bom humor e da mensagem positiva que você transmite neste livro.  Parabéns pela iniciativa de publicar a tua história e, através dela, inspirar e aconselhar outros que aspiram alcançar sonhos que parecem estar fora de alcance.

Ter recebido uma cópia autografada foi um privilégio.  Obrigado pelo carinho.

Grande abraço e votos de continuado sucesso na tua carreira profissional e na tua vida pessoal.

(AL-Khobar/Arábia Saudita)

24/5/2016 - LINCOLN BARROS

Cláudia ou Clodínia rsrs (se me permite), confesso que não imaginava ser possível chorar ao ler um livro. Pois chorei. Confesso que chorei. Chorei porque senti emoção. Não senti emoção por um fato ou outro mencionado em seu livro, mas pelo seu gesto amigo, capaz de alcançar a muitos que estão sofrendo tribulações e em meio à tantas dificuldades. Esta obra tem o poder de criar laços afetivos e de amizade, mesmo que passando a vida inteira sem se ver. Se me permite afirmar, encontrei um amigo (você) ao ler este livro, que me estendeu a mão num momento em que tudo parecia ruir. Posso imaginar isso como um marco na vida e na preparação dos peregrinos rumo ao Itamaraty, a cujo grupo eu pertenço. Pode ter a absoluta certeza que uma geração de novos diplomatas ao se encontrarem, cada um no seu tempo, ao fim da peregrinação, irão carinhosamente lembrar deste gesto que marca uma nova fase no acesso à Casa de Rio Branco. Muito Obrigado!

20/3/2016 – LETÍCIA NOGUEIRA

Olá Claudia, depois de ler agora há pouco a última página do seu livro Diário de Bordo – Um voo com destino à carreira diplomática, senti uma necessidade imensurável de lhe escrever, seja para agradecer pela transmissão de tanta positividade e por seu ato de solidariedade ou para te parabenizar por não ter desistido diante de tantas circunstâncias, ou até mesmo para dizer que em 1996, ano do meu nascimento, alguém estava passando por uma situação, como você refere no livro, “traumática”, mas que em muito tocou o meu coração, e depois de devorar as 207 páginas do livro em um curto intervalo de tempo, eu posso dizer que já me considero completamente apaixonada pela sua história e pela sua determinação. 

A minha mensagem de hoje é somente para te dizer uma simples palavra: Claudia, obrigada! Obrigada por ter sido a luz quando todos os outros foram a escuridão e a dúvida. Obrigada por compartilhar a sua história e servir de inspiração para tantas pessoas que estão buscando a realização de seus sonhos, seja o CACD ou não. Assim como você recebeu do funcionário do Itamaraty aquele dia o guia de estudos para o CACD, na sexta feira eu recebi o meu guia, intitulado de Diário de Bordo - Um voo com destino à carreia diplomática, que tanto iluminou a minha mente e me deu forças, que diferentemente de você, eu recebi pelas mãos do funcionário do Correios, justamente no momento em que estava escrevendo um weekly pad para o curso de inglês ofertado pela Universidade. Tenho consciência desde de já que a caminhada não será curta, e muito menos fácil, mas a chegada é prazerosa e certa, se não soltarmos o cinto durante o voo. 

Onde quer que esteja, espero que sinta o meu abraço e minhas felicitações pelo seu livro, pela sua história e pelo seu trabalho.  E que assim como você tinha vontade de conhecer o diplomata que te recebeu para tirar suas dúvidas acerca da profissão, aqui fica o meu também, de um dia, se Deus permitir, de te encontrar e te dar um abraço e agradecer por significar tanto para a minha vida e para o meu futuro. Tenha muito sucesso Claudia.  E muita saúde para você e sua família.

20/3/2016 - FABRÍCIO N.

Olá Cláudia, boa noite, bom dia ou tarde (seja qual for o horário em que você esteja lendo esta mensagem... rsrsrsrs)! Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a disposição em ter me atendido pronta e educadamente em 2013, quando pedi informações de como adquirir o seu recém-lançado livro que finalmente pude ler agora. Em segundo, quero te parabenizar pela iniciativa de escrever um livro com uma narrativa tão clara e interessante sobre a sua trajetória rumo à conquista da tão sonhada carreira de diplomata almejada por muitos de nós. A sua história é tão inspiradora e cativante que li o livro todo hoje mesmo (recebi ontem pelos Correios). Há tempos eu não me emocionava e me sentia tão envolvido com um livro ao ponto de lê-lo todo em um único dia. Me identifiquei bastante porque de certa forma eu sou um candidato com o seu mesmo perfil de quando tentou o CACD entre 1996 e 2006, pois sou formado em uma área dentro da área de biológicas (Biomedicina) que dialoga muito pouco com a diplomacia. Estrategicamente, em 2013, resolvi cursar Relações Internacionais como forma de estar mais em contato íntimo com as temáticas internacionais cobradas no edital do CACD. Isso tem me ajudado muito. Mas, como você tratou em seu livro, a vida de um candidato a diplomata é cheia de altos e baixos na dimensão psicológica. Comigo não está muito diferente, pois de uns meses para cá, eu meio que desanimei dos meus planos de estudos por conta das últimas mudanças que vem ocorrendo em minha vida e também por conta da carga de trabalho excessiva e deveres que tenho que cumprir. Tenho tentado contornar a falta de tempo e disposição de alguma forma. Eu precisava realmente ter contato, me sentir próximo de quem já passou pelas dificuldades de prestar a prova do Instituto Rio Branco, e o seu livro, a sua história foi e será de grande valia e inspiração para que eu continue tentando. Obrigado por ter dividido seu esforço por meio das palavras em seu livro que muito conseguem nos aproximar de você. Obrigado por tudo mesmo querida! Grande abraço e continue sempre fazendo a diferença!

13/3/2016 – JULIANA MARA

Olá Cláudia, meu nome é Juliana e acabo de ler o seu livro, não posso me furtar em dizer que VIREI SUA FÃ! Suas palavras são inspiradoras, a cada capítulo, você me fez acreditar que sou capaz de conquistar não só a aprovação no CACD, como ser uma excelente profissional. Parabéns por compartilhar sua história e esclarecer para nós o que é ser diplomata; sem dúvida, um ato de generosidade. Você, de fato, está fazendo a diferença contribuindo para a realização profissional e pessoal de muitas pessoas. 

23/2/2016 – Cadete ANDRÉ DIAS

Falo com você da Academia da Força Aérea, com um orgulho imenso de pertencer, hoje, a uma instituição de que, no passado, uma pessoa fantástica como você ("senhora, não!", passagem do livro. rs) já quis participar. Ao fim do meu 7º ano de formação, tendo passado pela EPCAr e agora pelo último ano da AFA, fiquei envolvido, motivado e surpreso com cada passagem da sua história.

Sou um apaixonado pela diplomacia e tive a grata satisfação de ganhar de presente seu livro, lido em 2 dias, em pleno carnaval carioca. Saber que é possível, que os 7 anos para provar o teorema de Fermat também servem de meta para várias outras coisas - a minha, para me formar, dura o mesmo tempo -, e observar cada passo da sua organização e planejamento mostraram coisas que ao meu ver não podem ser facilmente entendidas: tem que querer. Que seja viajar, que seja se mudar, que seja ser aprovado no CACD, precisa-se querer, invariavelmente. O seu livro, sua história e tudo aquilo que você mostra, provam bem isso. 

Mais do que parabéns pela obra, nós, leitores, precisamos parabenizá-la pela linda história, pelas suas vitórias e, ainda, agradecer pelo tempo despendido na produção dessa tão cativante narrativa. Nada além de um Muito Obrigado por ter compartilhado sua vivência pode superar o sentimento que carrego comigo a partir de agora, após essa preciosa experiência.

19/2/2016 – VANESSA S. RIBEIRO

Claudia, tive a felicidade de ler teu livro e gostaria de parabenizá-la pela iniciativa. Bela obra e linda história! Abraços 

6/2/2016 –   ÁLVARO MARTINS

Olá Cláudia! Como vai você? Faz um pouco mais de uma semana que eu terminei de ler seu livro, e que livro! Diário de Bordo fez com que eu reafirmasse minha certeza de que a carreira diplomática é o que quero seguir na vida. Sua história é muito inspiradora, e parabéns por tudo o que você conquistou e desejo a você todo o sucesso que está por vir!

5/2/2016 - EVERTON ARRUDA

Assaf, boa noite. Que belo livro. Um encanto de leitura! Pleno de palavras doces e conselhos cautelosos. Durante o correr das páginas, naturalmente se é conduzido a olhar para a própria vida, analisar suas circunstâncias e despertar para as próprias possibilidades.Venho lhe agradecer por compartilhar essa bela história com todos nós.

5/2/2016 - JULIANA DE LA-ROCQUE

Adorei seu livro!!! 

20/1/2016 – FELIPE G. DA FONSÊCA
Boa tarde, Claudia. Li o seu livro e descobri quanta grandeza  pode caber em folhas de papel. As suas palavras naquele livro deu-me o poder da metamorfose: transformava-me em uma mosca e parecia presenciar cada fato ali descrito. Deu para sentir todos os tipos de sentimentos naquelas páginas: tristeza, felicidade, ansiedade... e por fim, inspiração... só inspiração. Escrita ótima, pragmática, inteligível... bem, até imagino quantas pessoas você está a inspirar, um desafio maior para mim, pois a "concorrência" está inspirada, kk, brincadeiras à parte, parabéns pelo livro, e pela maneira "sui generis" de passar-me tudo o que passou. Ali tinha uma idiossincrasia que, aparentemente, não haverá em nenhum outro livro para os candidatos ao CACD. Espero que, um dia, tenha uma segunda edição. Abraço. 
 
4/1/2016 – THAÍS CUNHA
Acabei de ler o seu livro Diário de BORDO - um voo com destino à carreira diplomática. Amei!! A diplomacia é uma carreira que me fascina há tempos. Sou concursada na área de Auditoria Fiscal e relembrei os momentos de ansiedade, angústia, mas também de satisfação que essa caminhada de concurseiro nos proporciona. Como estou há dez anos no meu cargo, estava um pouco desmotivada, mas sem ânimo para um novo concurso. Ao ler seu texto, ressurgiu em mim uma luz nesse sentido. Obrigada. Feliz 2016!
 
2015 – DIVERSOS COMENTÁRIOS NO AMAZON
Comentários publicados no Amazon por leitores que compraram o livro por lá. 
 
18/12/2015 – DÉBORA CASTRO
Olá Cláudia, me chamo Débora sou de Manaus- Amazonas, e há quase 2 horas atrás acabei de ler seu livro, que eu adquiri há 2 dias atrás tbm... queria deixar registrado o quão incrível, emocionante, inspirador, tenso e com ar de suspense mediante os fatos narrados, foi ler seu livro. Chorei muito ao ler os momentos finais de sua saga. E assim como vc teve, eu tbm tenho o sonho de conseguir aprovação no CACD e ler sua obra foi sem dúvidas uma injeção de ânimo... muiitooo obrigada!!! grande beijo de sua mais nova admiradora.
 
18/12/2015 – VINÍCIUS ALENCAR
AMEI o livro !! Sinceramente, foi o 2° melhor livro que eu já
li, haha. Gostei do começo ao fim, e achei muito interessante sua
estratégia de estudos. E o engraçado quando estava lendo seu livro foi
que você apresentou os erros que eu estava cometendo nessa jornada, e
que não irei cometer mais ! Na verdade eu quero sim ser
diplomata ! Vou guardar esse seu livro para SEMPRE !! E vou publicar no meu Facebook, haha.
Um grande abraço e espero um dia te conhecer ! Acredite, você me
inspirou bastante =)

13/10/2015 – ÉDEN SENA
Claudia Assaf, muito obrigado por compartilhar da sua história e experiência com leitores interessados em conhecer mais sobre a diplomacia, obrigado pelo canal aberto ao diálogo e troca de conhecimento, obrigado pelas suas contribuições preciosíssimas! Parabéns pela produção dessa obra, parabéns pelas suas conquistas, parabéns por exercer esse olhar sensível e atento aos interessados na carreira diplomática.
(Resenha do leitor Éden Sena também disponível, na guia "Resenha").
 
6/8/2015 – "QUARTA SECRETÁRIA"

https://instaliga.com/quarta.secretaria/1045607419503932462_1746175732/all-comments

23/6/2015  RAFAEL MAIA DE AZEVÊDO

Cara Diplomata Claudia, estarei embarcando para um intercâmbio na Inglaterra nessa sexta-feria (26/06) e, já sabendo que iria enfrentar 10 horas num voo, comprei sua obra para ir lendo durante o longo tempo. Não resisti. Li o livro numa única tarde! Sua história é incrível, uma inspiração para todos nós que pretendemos fazer o CACD. Admiro-te de montão e, quando crescer (hehehe), quero ser igual a você. Tenho 16 anos e estou no primeiro período do curso de Direito. Do seu leitor, um forte abraço.

4/4/2015  CAMILLE M. MATOS

Claudia, boa tarde e feliz Páscoa! Gostaria de agredecer imensamente por tamanha generosidade em compartilhar sua admirável história de vida no Diário de Bordo. Adorei. Foi simplesmente inspirador! Compartilho o mesmp sonho, e em alguns pontos, sua história até se assemelha a minha. Foi um grande e inesperado presente encontrar, ler seu livro e principalmente, assimilar suas mensagens. Muito obrigada. Espero, quem sabe, em até 5 anos (aos meus 37), poder te procurar lá no Itamaraty ou em qualquer outro lugar do mundo, para agradecer pessoalmente. Um beijo e fica com Deus.

16/1/2015  ELIZEU RAMOS 

Degustei cada página. Sua história é incrível.

2/11/2014 – NOEL LEAL

Hoje eu terminei de ler o livro sobre seu voo com destino a carreira diplomática. ADOREI! Ele me fez rir, chorar, refletir e principalmente: fez com que eu me animasse ainda mais para tentar passar pelo crivo do CACD. Muito obrigado por ter compartilhado suas experiências. Eu me identifiquei em muitas delas. Poderia passar horas exemplificando como cada passagem me marcou, mas basta dizer que ler seu livro significou bastante para mim. Sucesso e felicidade na sua carreira, espero que sejamos colegas um dia. Um abraço!

1º/7/2014 – LUCIANA COUTO

Estou há uns três anos estudando para o concurso de magistratura - meu sonho desde pequena. Mas, ainda não o alcancei. 

Me identifiquei 120% como seu livro. Desânimos são normais e, às vezes, mais longos do que gostaria. Mas, depois de ler seu livro eu me animei e passei a pensar de forma diferente sobre as reprovações passadas, o tempo dado ao tempo, já que nada acontece antes da hora. E principalmente, estou levando a sério duas visões que você explorou e me atingiu, instantaneamente: FOCAR NA CAMINHADA  e COMPARAR SEMPRE O MEU PROGRESSO INDIVIDUALMENTE. 

Tenho três livros escritos por autores renomados que "explicam" como passar no concurso público. Não consegui terminar de ler nenhum...são impessoais e não me atingiram em algumas páginas, então preferi voltar ao estudo. Já o seu livro é diferente...foi como um diário, retratando de forma real todas as suas fases de luto e vitória _ com as quais me identifiquei. Resultado: estou animada e pretendo melhorar o meu roteiro de estudos. 

Já tirei cópias da "apresentação" do seu livro, com todos os dados da obra, e entreguei para pessoas que acho que AMARIAM o livro e que estão passando por essa fase...para que comprem e aproveitem como eu pretendo. Obrigada. Sem exagero, esse foi meu melhor presente este ano. E, depois que passar, acho que terá sido o melhor da minha vida. 

26/5/2014 – JOSÉ ROBERTO MOURA

Foi um prazer ter lido o seu livro Diário de Bordo! Um relato realmente instigante e motivador, principalmente para quem se prepara para o CACD, como eu. Ainda que eu esteja iniciando nos estudos, ter conhecido a sua obra foi fundamental para que eu tivesse mais certeza da decisão de me tornar diplomata. Muito obrigado!

Criei um blog recentemente, onde pretendo compartilhar informações acerca do CACD e questões referentes à diplomacia e relações internacionais, e claro que não pude deixar de referenciar o seu livro. Fique à vontade para contribuir com qualquer comentário para os leitores!

24/5/2014 – R.C.

Acabo de ler (talvez devorar seria a palavra correta!) teu livro “Diario de Bordo”. 

Primeiramente quero te agradecer pelas emoções compartilhadas. Ri e chorei lendo cada linha do livro. Parabéns pela dedicação ao escrevê-lo, ela fica muito clara de capa a capa, já que é possível sentir tuas emoções impressas juntamente com as palavras.

Acredito que, como a maior parte dos leitores que te escrevem, também almejo ser diplomata e tua história me ajudou a perceber a realidade e intensidade desse desejo. Tua descrição da jornada de estudos, das frustrações, do dia do resultado positivo e assim por diante, me permitiram enxergar a mim mesma em tal posição. Repito, ri e chorei a cada linha do teu relato.

Embora tenha essa convicção interna, dividi essa “ideia doida” de ser diplomata apenas com poucas pessoas de minhas relações. Nessas oportunidades, a primeira questão, quase unânime, que me retornam é: “ tu não queria ter filhos? Companheiro? Família? Como vai conciliar? Pensa bem, hein!”

Ao comprar o livro fiquei aguardando a parte em que falaria da conciliação entre a carreira e a família. Confesso que essa é uma das minhas maiores preocupações quanto a carreira diplomática, não apenas pelos questionamentos externos, citados acima, mas porque não faço idéia de como isso pode ser conciliado. Ler o parágrafo em que escreve “é possível, sim, sermos esposa, mãe e profissional, MESMO DIPLOMATA.” Foi inexplicavelmente reconfortante. Pelo menos me deu a noção de que é sim possível, pelo menos para ti. Obrigada!

Gostaria de acrescentar que, conforme você pede no site, encontrei alguns erros de digitação no livro, mas os considerei tão irrelevantes diante da grandiosidade do livro que não creio serem suficientemente importantes. Junto a isso, para finalizar, acrescento que fiquei muito impressionada com a tua postura de se colocar a disposição dos leitores e candidatos. Sinto-me muito grata por ter tido acesso aos teus relatos. 

Parabéns. És realmente inspiradora.

7/5/2014 - THALITTA PIMENTEL ALBUQUERQUE BARBOSA

Muito obrigada por ter compartilhado a sua experiência na preparação para o CACD e demais momentos da sua vida. Identifiquei-me muito com suas frases, com os momentos que passou. O seu livro me ajudou muito, não apenas a definir que realmente quero ser diplomata, mas a saber o que quero, o que não quero mais na minha vida. Cláudia, muito obrigada e que Deus continue a iluminar o seu caminho. Abraço.

28/3/2014 - CÉLIA ODE

Claudinha: Iauelle! Iauelle! Que presentão a família Ode recebeu na festa de aniversário da tia Carmelia. Parabéns! Não conhecia a metade de sua vida. Que riqueza, que luxo, orgulho de todos que a conhecem, não só os de sua família. Lembro-me, quando pequena, fugia para a casa da tia Diba; minha mãe me procurando e eu lá. Ah! E quando era época de Carnaval, já ficava ao lado de sua mãe, para ela me contar a história do Robertinho (só lembro o nome do personagem). Ao você narrar as histórias, senti arrepios, saudades e recordei os momentos agradáveis que passei junto a sua família, até cheguei a chorar. Agora, vou passar o livro para outros da família Ode. Beijos  e Parabéns! Iauelle! Iauelle! Maravilhosa!

15/3/2014 - MIRIAN PITTA

Fico cada vez mais orgulhosa de poder dizer que te vi pequenininha, depois entrando na IBM, nos aniversários de sua querida Tia Carmélia e, por fim, no lançamento do seu livro, onde não esperava ser sequer reconhecida e fui tratada com um carinho que só as pessoas especiais são capazes de manifestar.

Queria mencionar que um dia estava me preparando para sair para o escritório e, assistindo à Ana Maria Braga, como de hábito,  vi o agradecimento feito pela repórter que ela havia enviada ao Catar, Nadia Bochi. O agradecimento que a Nadia Bochi fez ao vivo foi tão enfático e sincero que, em dado momento, a repórter chegou a se emocionar, lembrando a importância da sua acolhida para o resultado profissional e pessoal da matéria que ela fora fazer.

Achei seu livro muito importante para as novas gerações de diplomatas que não têm qualquer familiar já entrosado nesse ramo, o que certamente dificulta a entrada, especialmente porque mostra que objetivos idealzados podem ser atingidos, mesmo que isto leve anos para ser conseguido - coisa que muitos têm desaprendido, dada a velocidade das atividades cotidianas que só são consideradas efetivas, se rápidas.

Mais uma vez parabéns por tudo que você tem realizado em sua vida e que você continue sendo esse precioso instrumento de paz e esperança que o Brasil tem a felicidade de ter como uma de suas representantes na ONU, seguindo a trilha de Graça Aranha.

19/1/2014 - JACQUELINE ANCIUTTI

Estou aqui para parabenizá-la e dividir a emoção que senti durante a belíssima leitura de seu livro Diário de Bordo - Um voo com destino à carreira diplomática, o qual "devorei" em dois dias. Me identifiquei em vários momentos com sua história. 

Tenho 28 anos, sou Bacharel em Direito e atualmente resido em Florianópolis-SC. No último ano do meu curso de graduação ainda me perguntava em qual carreira investir. A única certeza que tinha era de que não quereria advogar e gostaria muito de trabalhar com algo que envolvesse o mundo do direito internacional, política internacional, assuntos dos quais sempre me interessei. Minha própria monografia foi em torno do direito internacional, tratando sobre os blocos econômicos Mercosul e União Europeia.

Pouco meses antes de finalizar o curso de graduação, pensei: Já sei! Quero ser diplomata!

Contudo, sem conhecer o grau de exigência da prova, me inscrevi no CACD e o resultado não poderia ser diferente, um banho de água fria. Igualmente como você, pensei que a diplomacia não era para mim. Mas, após 4 anos de minha primeira tentativa, a carreira diplomática ainda circunda pela minha mente e meu coração e, quando me dou conta, estou lá eu pesquisando e lendo informações sobre a diplomacia e o CACD. 

Através da sua história, não só me vi na mesma situação sua há anos atrás, como vislumbrei a possibilidade de, sim, obter o êxito da aprovação no CACD, desde que com dedicação e foco nesta missão.

Em seu livro, durante a passagem de sua aprovação no CACD, me emocionei e chorei, sentindo o quão grande deve ser a satisfação de missão cumprida, desejo realizado. Neste instante, me vi ao seu lado, também sendo aprovada no CACD.

Gostaria de deixar explicitado aqui, a gratificação que obtive com a leitura de seu livro. Me serviu de grande valia, dada a importância, para mim, de poder ler o "depoimento" de alguém que está do outro lado, dentro do Itamaraty.

Estou plenamente motivada, me sentindo confiante em retomar os estudos, a médio e longo prazo, para o CACD.

Sobre críticas, em alguns momentos achei algumas passagens repetitivas, mas nada comparado com os pontos positivos que seu livro trouxe neste momento de minha vida, a qual anda um pouco atordoada.

11/1/2014 - ANA FLAVIELE

O caminho a ser percorrido para que um sonho deixe de ser, tão somente, um sonho e passe a ser realidade é terreno espinhoso. Às vezes, diante da dúvida, da insegurança e das infinitas possibilidades de futuro, nos vemos vacilantes durante a jornada. Ler o fatos narrados no livro Diário de Bordo, sem dúvida, nos encoraja a prosseguir em vários projetos que durante a caminhada são deixados de lado. Sonho, fé e coragem são três palavras que descrevem aventura de uma candidata em busca da aprovação em um dos concursos mais difíceis do país. Sendo esta a prova de que um sonho, somado ao esforço genuíno de um ser humano em busca de propósito, tem poder transformador. Recomendo o livro pela leitura prazerosa, motivadora e cativante.

3/1/2014 - ELCIO ROCHA E MARIA DO SOCORRO 

Li o seu livro nos três dias que se seguiram à noite de autógrafo. Anteriormente havia escrito um pequeno comentário sobre você, pelo pouco que conhecia. Entretanto, depois da leitura, o que escrevi antes ficou confirmado e consolidou o meu  julgamento a seu respeito. Meu comentário havia sido o seguinte: "Parabéns! Pessoas como você fazem a diferença por perseguirem seus objetivos, sem temer eventuais insucessos. Determinação e perseverança são predicados de vencedores. As suas experiências, sem dúvida, são os remédios para curar dúvidas e temores". 

28/12/2013 - WANDA DE MELO

Querida Claudia, li seu livro inteiro e estou encantada. Em todas as páginas percebi sua energia, simplicidade, marotice, beleza e principalmente ousadia. Arriscou sempre por algo que nunca volta vazio: O ESTUDO.

Outras duas marcas que adoro ver em todo ser humano e que em você sobram: a gratidão por todos os que cruzaram seu caminho e generosidade. Benditas sejam as páginas em que você incentiva outros a seguirem pela boa senda do estudo. Isso e bondade sem par, o melhor presente.

Foi lindo observar que, prá você, o conhecimento era como tijolos de um edifício que você estava construindo e cujo formato final você nao podia definir. Nao obstante, você não desprezou nenhum tijolinho. E hoje, que linda edificação é a sua vida! Parabéns, querida.

A foto na Tour Hassan esta linda! Beijos!

26/12/2013 - JULIANA LUCAS

Querida Claudia, não poderia deixar de escrever-te, acabei de ler seu livro hoje, que inclusive foi meu presente de Natal, o qual nem imaginava o quanto me ajudaria neste momento. Terminei a leitura após 5 dias, aliás o devorei, já que você o escreveu como se estivesse conversando com o leitor, no caso eu. Posso lhe confessar que finalizei em meio a lágrimas. Meu muito obrigada. Tenha um 2014 abençoado! Beijos. 

25/12/2013 - HATIRO HIRATSUKA

Estou escrevendo para parabenizá-la pelo seu livro, que ficou muito bom! Graças à tecnologia digital, pude comprá-lo ontem pela Internet. Já li tudo. Foi gratificante e inspirador ler sobre a sua história, seus planos de estudo, suas dificuldades e suas conquistas. Ficou clara a mensagem de que o sucesso não acontece por acaso, mas é o resultado de muito esforço e dedicação. O livro tem um vocabulário que não é técnico, segue uma linha cronológica e é divertido de ler...(dei algumas boas risadas)... li quase que ininterruptamente.

Para mim, o livro não poderia ter vindo em melhor hora. Ele me mostrou que há inúmeras oportunidades de melhoria em minha estratégia de estudo, e, me fez pensar nas várias pessoas que devo minha gratidão. A leitura do "Diário de Bordo" me ajudará a programar um 2014 melhor! Espero alcançar o meu objetivo, e, quem sabe, um dia também passar a minha experiência aos futuros candidatos à carreira, especialmente àqueles que decidem prestar o concurso já depois de certa idade. No meu caso, a primeira vez que ouvi falar no CACD foi alguns dias depois de completar 37 anos.

23/12/2013 - ADELMO CESAR

Olá, Claudia, tudo bem? Quero contar um pouquinho sobre a experiência de ter lido o livro. Ontem [22/12/2013] às 23:47h foi o exato horário do término da leitura. Foi formidável! Comecei no sábado logo após o jantar. Ainda bem que era fim de semana, pois não tive como começar e parar. Foi como se eu tivesse dado a primeira colherada na lata de leite condensado cozido (tem que ser Moça ) e só parasse quando aparecesse o fundo da lata (rsrs).

Indentifiquei-me muito com sua história, e que história! Quantos fatos, quanta vivência. Percebi que nada, absolutamente nada foi por acaso. Tudo com um sublime propósito. Impressionante! Se tudo fosse contado verbalmente, diria "sua história daria um livro", mas, como já há o livro, posso dizer "sua história daria um belo longa metragem".

Esse livro é muito iluminado – acho que posso dizer assim – é tudo muito espercial, cada página, cada capítulo e cada palavra. Agora, como li todo o livro, começarei do zero demarcar e guiar-me intensamente por todas as dicas até eu chegar à realização do sonho.

Sinto-me com o check-in pronto, na sala de embarque apenas aguardando a abertura do gate para entrar na aeronave! Um grande abraço.

23/12/2013 - GUILHERME CAMARGO

Cláudia, foi uma prazer conhecê-la e parabéns pelo sucesso no lançamento! Já estou quase terminando o livro e confesso que me sinto mais tranquilo e, principalmente, mais motivado a não desistir dos meus objetivos. Com certeza será um livro que será relido muitas e muitas vezes. Obrigado por essa oportunidade.

23/12/2013 - LUCIANA MONTEIRO GOMES

Querida Cláudia, gostaria de deixar registrado que seu livro Diário de Bordo é emocionante e estimulante. Algumas das experiências que você descreve no livro, recordo bem quando você nos contava quando vivíamos no nosso querido Qatar. Tenho orgulho de ter uma amiga, super profissional e dedicada a carreira diplomática como você. 

Ps 1: Chorei várias vezes, porém foram lágrimas de emoção e admiração pela sua garra!
Ps 2: Fiquei com vontade de ler todos os livros que você menciona com tanto carinho;
Ps 3: O estimado Embaixador de Abu Dhabi estaria muito orgulhoso se soubesse da estrada que você caminhou até alcançar seu objetivo;
Ps 4: O Diplomata Ricardo ganhou mais uma admiradora; 
Ps 5: Parabéns!! Foi uma grande honra para mim no decorrer de uma semana, ler seu livro em todos os lugares que frequentei (manicure, metro, praia, banco ) e, responder para todos que perguntavam sobre o que eu estava lendo: a escritora é minha amiga, uma diplomata brilhante que ama o nosso Brasil!!
Parabéns !!! Mabruk !!!

22/12/2013 - RENATA CABRERA DE MORAIS

Fiquei feliz em conhecê-la pessoalmente, Claudia, você é uma pessoa encantadora! Estou devorando seu livro, ele é muito gostoso de ler. Parabéns e muito sucesso!

22/12/2013 - MATHEUS RIBEIRO

Foi ótimo ir no lançamento! Não me arrependo de ter comprado,estou na metade da obra e desde a introdução já achei magnífico. Vou guarda-lo com muito carinho e lê-lo muitas e muitas vezes. Parabéns Claudia!

22/12/2013 - ANDRÉ LUIZ

Pena que estou em Goiânia. Já comprei o livro e está a caminho. Estou ansioso para ler. O autógrafo pego no futuro quando eu passar no concurso, ok Claudia? 

19/12/2013 - DICAS DE FILOSOFIA

Que beleza seu livro. E você ainda mais preciosa que seu livro! Parabéns pelo enriquecimento da bibliografia brasileira!

19/12/2013 - MARCELO NÓBREGA

Cláudia, devorei o livro! Estava tão "doce e apetitoso" quanto as frutas do Nordeste. Encontrei alguns paralelos em nossas histórias (da origem paraibana à volta ao Brasil depois de uma longa temporada no exterior e a dificuldade de reinserção no mercado de trabalho), e isso serviu para acalentar meu coração. Obrigado por ter compartilhado uma parte da sua jornada conosco. Acho que muitos, não só os aspirantes à carreira de diplomata, podem tirar lições valiosas do livro. O trecho sobre as diferentes formas de felicidade, por exemplo, é uma aula sobre tolerância. 

Muitas felicidades para você e para sua bela família.

 

Contato

Fale diretamente com Claudia Assaf Indisponível.
contato@dicasdadiplomata.com.br