Resenhas

Prezado Leitor,
 
Terminou de ler o livro?
Envie uma resenha para dicas.da.diplomata@gmail.com, informando se poderei publicá-la abaixo.

Muito obrigada pelo seu tempo em escrever um texto a respeito do meu livro!

Claudia Assaf.

______________________________________
13/10/2015 – Éden Sena
Claudia Assaf em seu livro Diário de Bordo: Um voo com Destino à Carreira Diplomática compartilha com os leitores a sua trajetória de vida e luta para conquistar uma vaga no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). Abre sua história de vida, as decisões importantes que precisou tomar e os esforços que empregou para conquistar a tão sonhada vaga no serviço público exterior brasileiro.  Claudia expõe muito francamente os seus anseios, suas tentativas fracassadas, seus desejos, sua caminhada.
 
O livro é uma conversa com o leitor que pretende ingressar na carreira diplomática, pois traz contribuições relevantes sobre o processo preparatório para o ingresso, a dinâmica da carreira no cotidiano do trabalho, a importância de servir ao Brasil no exterior, a necessidade contínua de estudar, ampliar o olhar, conhecer novos assuntos, desenvolver perfis de trabalho que privilegiem habilidades e competências políticas, de negociação, de representação, de temas específicos, de aprendizados constantes. Não defende uma receita pronta com métodos de estudos dizendo como passar no concurso, mas apresenta tão somente a trajetória de alguém que com muito foco, persistência, credibilidade e disciplina não abriu mão de avançar e lutar para conquistar a carreira que havia estabelecido como meta para fazer parte da sua vida profissional. Cada um encontrará o seu melhor método. A autora expõe com muita clareza e simplicidade como é importante focarmos no objetivo e não perder de vista a vivência do processo, ou seja, dedicar-se a caminhada, dar passos firmes, “fazer um golzinho por dia”, vencer um desafio a cada dia, curtir a jornada. Isto porque muitas vezes atentamo-nos para os resultados e não vivemos o processo de aprendizado, de crescimento, de transformação.
 
Diário de Bordo é muito rico e válido não só para quem tem desejo de ingressar na diplomacia, mas para todos que desejam conhecer histórias de sucesso, de autossuperação, de realização pessoal e profissional. Para mim significou bastante dialogar com a autora sobre este processo. Indicou caminhos concretos, desmitificou alguns conceitos e ideias equivocadas sobre a carreira e todo o esforço necessário de preparo e formação para o ingresso no CACD. Claudia Assaf inova ao compartilhar com os leitores sua vivência preparatória pré-ingresso e sua experiência durante o exercício na carreira. Apresenta elementos importantes sobre o cotidiano da carreira diplomática no cenário internacional, acrescenta suas estratégias e formas de lidar com o desafio fundamental de conciliar a carreira com o nobre papel de viver em família. Certamente os leitores se surpreenderão com a narrativa, com as lições, com a visão e as contribuições da Claudia Assaf. Para mim representou bastante, é uma leitura prazerosa, motivadora, inspiradora. Fortalece ainda mais a ideia de que é possível conquistar nossos sonhos e planos; é possível investir em projetos de médio e longo prazo na vida, agregando perseverança, foco, persistência e disciplina; é possível aproveitar a nossa experiência e características da vida e história pessoal, incorporando-os aos nossos projetos de modo que sejam bem aproveitados, incluindo o concurso CACD ou até mesmo para outras carreiras. Em Diário de Bordo, o leitor fará realmente uma viagem com destino a realização dos seus objetivos.
 
16/8/2015 - AMANDA AURELIANO

https://instantedolivro.blogspot.com/2015/08/resenha-diario-de-bordo-um-voo-com.html

9/7/2014 – FABIANE FREITAS BASTOS

Livro inspirador. Nos mais amplos sentidos da palavra "inspiração". Para aqueles que pensam em seguir carreira no serviço exterior e para aqueles que pensam em seguir seus sonhos, quaisquer que sejam, em qualquer área, de qualquer tipo. E quem não pensa em realizar um sonho? A reflexão que o livro suscita se projeta em tudo em nossas vidas. Somos idealizadores de sonhos e o que nos compele é o modo pelo qual os seguiremos. 

Claudia mostra sua luta de maneira genuína. Seu sonho em todos os estágios, desde o momento inicial "será que eu seria capaz?", até a plena e emocionante realização, passando pela quase realização (por pouco! ufa! Sofremos junto com ela), momento talvez o mais doloroso, bem como o de maior aprendizado. "É errando que se aprende". 

E todas as lições e estágios de seu sonho fazem com que nos identifiquemos, mais e mais. Choramos e nos angustiamos junto com ela. E comemoramos, também. Quem nunca se decepcionou? Ou pensou em desistir frente à decepção? Quem nunca questionou sua própria capacidade frente a um desafio? 

Além da trajetória da realização do sonho, Claudia divide conosco neste livro sua história de vida, corajosa, humana, igualmente inspiradora. Uma história que parece ter ligação intrínseca com a máxima "correr atrás dos sonhos". A faculdade do seu sonho, não necessariamente coincidindo com o sonho de sua família, o idioma do sonho (e de sangue) - que veio junto ao emprego tão sonhado e foi maior que ele momentaneamente, um sonho mais antigo e duradouro. Por fim, a carreira dos sonhos. Consequentemente, veio a família dos sonhos, que se encaixou a seu estilo de vida, tudo sob medida, arquitetado por Deus, presente Dele. 

A conclusão a que se chega é: devemos, antes de tudo, acreditar. Se sabemos que é o melhor para nós, se aquele é o nosso sonho, deveremos acreditar com garra, até o fim, lutando. Se tiver de ser, tudo se encaminhará para que seja! O resto de nossas vidas, Deus e o destino preenchem para nós, com muito amor, do melhor jeito possível. Belíssimo trabalho! inspirando... sonhos e pessoas. Espero que se se identifique, como eu me identifiquei com o livro!

 
4/4/2014 - DANIELLE A. V. SOUZA SILVA

Traçando uma bem casada analogia entre as fases de um voo e sua jornada para o alcance de seu sonho de ser aprovada no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), Claudia Assaf é generosa em compartilhar detalhes de sua vida que conseguem esclarecer aos leitores, em especial aqueles com pretensão à referida carreira, a forma pela qual obteve sucesso. Não houve milagres, mas muito estudo orientado. O segredo, segundo a autora, morou na seguinte tríplice-fórmula: primeiramente, acreditar em si, medindo o crescimento próprio ao longo do processo de preparação, não comparando-se com os outros; depois, estabelecer a logística que viabilizará o estudo e, finalmente, estudar.

O livro encanta, antes de tudo, por sua simplicidade, não só de sua linguagem – que fazem das 200 páginas da obra serem digeridas rapidamente –, mas de sua mensagem. Simples assim: não existem super-heróis diplomatas, mas seres humanos, cada qual com suas experiências de vida, frustrações e conquistas, que decidem por lutar por seus objetivos. Claudia demonstra também como diferentes episódios da vida podem, em um primeiro momento, não terem compreendidos seus significados, que vão, porém, se revelando ao longo da vida. Não passar na primeira opção no vestibular, dedicar-se às monitorias durante a faculdade, mudar-se para a Síria para cursar dois anos de árabe sem, em um primeiro momento, entender o porquê dessa vivência, dedicar o melhor de si para as mais simples tarefas como aeromoça no Oriente Médio, deparar-se com um livro sobre um enigmático teorema matemático, comer frutas do nordeste brasileiro: essas e outras vivências são generosamente narradas pela autora em sua trama autobiográfica, que demonstra como fatos da vida, aparentemente isolados, exercem, no final das contas, papel significativo para o alcance do seu sonho, a aprovação no CACD. Parece que você já ouviu esses discursos antes? O diferencial deste livro são as ilustrações trazidas e a descrição de cenas de vida que tangibilizam e tornam real, na prática, aquilo que por ventura já lemos em outras publicações.

Chama atenção a energia depositada nas palavras do livro, carregadas de emoção, fazendo da própria leitura uma instigante viagem. Possivelmente, a intensidade do texto é reflexo da própria força com que a autora experimenta as diferentes fases de sua vida. Claudia valoriza as oportunidades que aparecem – incluindo as próprias reprovações sofridas em CACDs anteriores – e que trazem cor, impulso e direção ao seu voo à carreira diplomática. Impressionou como seu relacionamento interpessoal enriqueceu sua história, abrangendo a importância que dá à sua família e às suas origens, as amizades que desenvolveu durante sua estada na Síria – e que a permitiram conhecer lugares inusitados – ou a conexão que fez com os professores que a ajudaram a preparar-se para o CACD – tornando-os parte da torcida para o seu sucesso.

Ultrapassando as fronteiras da racionalidade, que permeia muito da sua formação e vivência, Claudia dá um toque de “magia” em sua jornada. Sonhos improváveis, coincidências aparentemente inexplicáveis, pensamentos que a remetiam para o além (como aquele que teve com sua avó Diba, momentos antes de iniciar a prova que a admitiria à diplomacia) e a interação com o bebê ainda em seu ventre são exemplos do mérito à espiritualidade dado pela autora na conquista de sua meta. Como ela afirma, quando queremos e lutamos intensamente por algo, o universo conspira a favor. Eis outro importante recado.

“Diário de bordo: um voo com destino à carreira diplomática” é um livro que permite diferentes leituras, a depender da carga de vida de cada leitor. Vale apreciá-lo não só por aqueles que buscam aprovação no CADC, mas por aqueles que querem refletir sobre como melhor desenvolver-se para alcançar seu sonho de vida. Ao final de tudo, como conclui Claudia, ainda que o sonho não seja realizado – o que, certeiramente, é considerado pela autora –, o caminho terá sido vivamente percorrido e, só com isso, já terá valido a pena.

 

20/1/2014 - ALLAN MARTINS ROSA

“Você vai gostar, certamente!”. O senador e ex-professor do Instituto Rio Branco (IRBr) Cristovam Buarque foi categórico em seu prefácio ao livro. Após lê-lo, posso afirmar, também: sim, você vai gostar.

Escrito na forma de um diálogo com o leitor, Diário de Bordo é o tipo de livro que deixa um “gostinho de quero mais” quando terminado. Claudia Assaf não buscou ensinar um método infalível para a aprovação no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), todavia ela quis nos mostrar que é, sim, possível ser aprovado neste concurso – mesmo se você tiver de começar a estudar do “zero”. Ao mesmo tempo em que aprendemos com os erros e acertos dela em sua preparação para o CACD, bem como colhemos excelentes dicas para nossos próprios estudos; esse livro é, também, um ótimo passatempo para quem busca tão somente uma boa leitura, vale dizer... ganho de produtividade!

Não bastassem as incríveis dicas e a prazerosa leitura, fechamos as páginas do livro com a mensagem de que devemos “fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem para nós e para nossos entes queridos” (isso vai um pouco além daquela máxima “NÃO fazer aos outros o que NÃO gostaria que fizesse com você”).

Certamente – tanto para aqueles que já acompanham as dicas da Claudia em sua fanpage, quanto para aqueles que apenas leram o Diário de Bordo –, carregaremos um pouquinho da Claudia Assaf conosco para o resto de nossas vidas. Seguir seu coração, esforçar-se para alcançar seus objetivos, fazer “um golzinho por dia”... são mensagens que ficam gravadas feito tatuagem. É incrível como em poucas páginas aprendemos tanto!

 

19/1/2014 - Blog "Diplomacia: uma perspectiva, uma escolha, uma vida.", de Danilo Sorato

Autodescoberta: Diário de Bordo de um cacdista

 
17/1/2014 - GISLÂNIA FERREIRA

SENTIR, essa é a primeira palavra que me vem ao ler Diário de Bordo, Sentir no seu sentido mais amplo, como indivÍduo, como cidadã, como sonhadora. A autora, com humor e seriedade, nos propõe uma breve viagem nessa loucura que chamamos de viver, sua vida propriamente dita, para lembrar ao leitor a importância da caminhada, quando se tem um objetivo, um sonho em mente. Aliás, apesar das dificuldades que muitos passam para conseguir realizar seus sonhos, a Claudia Assaf nos traz um toque de esperança, fugindo de qualquer conceito de meritocracia, que supõe que todos que lutam atingem seus objetivos. Não, não é esse o objetivo do livro, no meu entender é justamente mostrar, com as dificuldades encontradas pela autora, que, sim, haverá derrotas e, sim, o meio que vivemos pode ser injusto, mas Arrisque-se, saia da sua Zona de Conforto e lute por seus sonhos, seus direitos. Diário de Bordo lembrou-me da singularidade do ser, como somos complexos e únicos e devemos respeitar as vivências de cada um. A pretensão da autora é mostrar sua história, mas ela vai além quando nos transparece a possibilidade da Autossuperação. E, para aquele que está em situação parecida, que está na luta por um objetivo, a leitura é um deleite digno e de muito aprendizado. O livro pode se tornar aquele empurrãozinho que você precisava.

 
23/12/2013 - ADEILTON FERREIRA

Lembro-me muito bem da sensação que tive quando li "A Metamorfose" de Kafka. De como eu torcia para que Gregor Samsa se recuperasse e que, assim, ele e sua família voltassem à normalidade dos dias anteriores. A sede que tive pela leitura desta obra foi tão grande, que eu simplesmente não conseguia fechá-la. Acontece quando são bons autores, que narram com verdadeira destreza fatos da vida - imaginária ou real. Foi esta mesma sede que eu tive ao ler "Diário de Bordo - Um voo com destino à carreira diplomática”.

Minha sede por este livro não se deve apenas ao fato de que sou um interessado pela carreira diplomática. Este foi um fator importante certamente, mas não o único! Encontrei nele uma autora incrivelmente talentosa, que prende o leitor nas páginas de seu livro sem que este fique cansado ou exausto. As recompensas são inúmeras, partindo de um incrível incentivo para aquele que tem dúvidas sobre seu potencial, passando por valiosíssimas dicas de leitura e organização de tempo e chegando às avaliações de ouro que Claudia Assaf  faz sobre o seu percurso rumo a Casa de Rio Branco e de como é, uma vez lá dentro, servir ao Estado brasileiro.

É um daqueles livros que te pegam de jeito e que mostram que os aspectos negativos tem a profunda capacidade de ensinar e transformar. É um livro escrito por uma sonhadora para sonhadores, por isto é impossível terminá-lo sendo o mesmo! É, por fim, um daqueles livros que nos dizemos ser, NECESSÁRIO!

 

Contato

Fale diretamente com Claudia Assaf Indisponível.
contato@dicasdadiplomata.com.br